sexta-feira, 5 de junho de 2009

JEMG




Os jogos do JEMG se iniciaram no dia 2 de Junho, terça-feira até domingo, dia 7 de junho...
Nesse período estará sendo disputado as seguintes modalidades: Voley, Basket, Futsal, Handboll, Xadrez nas 5 quadras diponibilizadas pelo Município simultaneamente. Serão recepcionados atletas de toda a geral de Minas.
E como não deixaríamos passar em branco, estaremos publicando aqui, todas as informações mais importantes do evento com fotos e tudo mais!!!

Segue as fotos de alguns jogos (sujeito à alterações conforme o decorrer dos jogos....)









sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia dos Namorados




Dia dos Namorados


O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons o. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.



História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

São Valentim

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.





Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).


História


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

A Festa no Brasil



Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e o cântico latino Tamtum Ergo, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário.

Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, SAnto ANdré -SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.




Ministro do Turismo visita Sul de Minas Ministro do Turismo visita Sul de Minas

Na ultima terça-feira (19/05) o Ministro do Turismo Luiz Barreto esteve em Cambuquira para o Seminário de Financiamento do Turismo.

Durante o evento diversos palestrantes apresentaram vários tipos de financiamento para o turismo.

No inicio o Superintendente da Caixa Dr. Dimas Lamounier explicou os tipos de crédito para o turismo, tanto para os empresários e prefeituras quanto para o próprio turista.

Em seguida o representante da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais Sr. Marcelo explanou sobre os financiamentos oferecidos através da SETUR pelo BDMG. Informou também sobre os destinos turísticos do Sul de Minas e diversas vezes citou Monte Verde.

Sr. Marcelo da SETUR explicou também que todos os investimentos da Secretaria agora serão distribuídos pela FECITUR e entregues através dos circuitos turísticos, onde citou que Monte Verde esta com um excelente prestigio, lembrou que nosso Secretário Municipal de Turismo Sr. Gustavo Arrais é Vice presidente da FECITUR e Presidente do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, qual faz parte o município de Camanducaia estava presente para esclarecer duvidas.

Na chegada do Ministro Luiz Barreto e o Deputado Estadual Odair Cunha que foram recebidos na porta do salão, ao ver o Secretário Gustavo Arrais o Ministro logo veio dizendo: “Gustavo de Monte Verde, que bom vê-lo aqui, parabéns pela nova classificação de Destino Indutor, quero visitar Monte Verde ainda este ano”, lembrando de nosso secretário pelo nome e prometendo uma visita.

O Deputado Odair Cunha iniciou discursando sobre o turismo no sul de Minas, e também não deixou de citar o Circuito Serras Verdes como um dos principais circuitos do estado por estar com sua divisa com São Paulo, e ter em seu grupo o destino Monte Verde que é ancora entre os destinos estaduais.

Ao iniciar o seu discurso o Ministro Luiz Barreto citou que o turismo no Sul de Minas vem crescendo a cada dia, lembrou da importância do relacionamento com os órgãos de turismo estaduais e federais, relacionamento este que vem sendo bem mantido pela nossa secretária de turismo municipal.

O Ministro também se lembrou de Monte Verde como referencia para o turismo em Minas, que por estar bem próximo a São Paulo que é o maior emissor turístico do país só temos chances de crescer, desde que haja uma boa administração no município.










Inauguração do Telecentro Comunitário Kerubim Net e da Escola Estadual de Ensino Médio de Monte Verde

E foi com muito prazer e honra que inauguramos no dia 26 de Maio, o Telecentro Comunitário Kerubim Net e a Escola Estadual de Ensino Médio de Monte Verde.
Os eventos foram prestigiados com nosso ilustríssmo Prefeito Célio de Faria Santos, o Subprefeito Benedito Lopes da Silva, o Secretário de Educação Eduardo Henrique Amaral, Secretário de Turismo Gustavo Arrais, com o Assessor Especial de Serviço Urbano Dante Bachi Júnior, a Vereadora Tânia Chotti e as Vereadroras Mirins Cecilia Chotti e Wanessa; com as Diretoras e Vice-diretoras da Escola de Monte Verde e seus alunos.

Agradecimento em especial ao Ministtro das Comunicações Hélio Costa, por ter nos proporcionado tais equipamentos para a Inauguração do Telecentro.

Parabéms à todos que colaboraram para o bom desenvovimento de todos os projetos...
E agora é mãos à obra!!














segunda-feira, 18 de maio de 2009

Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e dolescentes dá pena....



Governo de Minas apresenta balanço de um ano da Campanha Proteja Nossas Crianças



O governador Aécio Neves apresentou, nesta quinta-feira, 14 de maio, no Palácio da Liberdade, balanço de um ano da Campanha Proteja Nossas Crianças, considerada a maior iniciativa de mobilização da sociedade mineira contra todos os tipos de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em um ano, a campanha desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) conseguiu aumentar em 49,5% o número de todos os tipos de denúncias. O crescimento é ainda mais expressivo nos casos de violência doméstica, que foi de 90% (de 619 para 1.177), e de crimes sexuais, de 94% (300 antes da campanha e 583 hoje). A comparação é feita com o ano de 2007, quando não havia campanha.

"A Campanha Proteja tem vários méritos. Mas acredito que o principal é ter criado as condições para dompermos com o nosso silêncio. O crescimento do número de denúncias mostra que a nossa sociedade não quer mais permanecer calada. Acredito que vamos continuar denunciando cada vez mais. Vamos denunciar para proteger", disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

Entre abril de 2008 e abril de 2009, o Disque Direitos Humanos (0800 31 1119) recebeu 2.879 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, sendo 583 casos de exploração sexual, 1.177 de violência doméstica e 883 por negligência e abandono. Quarenta e quatro denúncias são por envolvimento com álcool e drogas, trabalho infantil, entre outras. As denúncias foram encaminhadas aos conselhos tutelares dos municípios e aos órgãos e serviços responsáveis pela investigação e apuração dos casos e acompanhamento médico e psicológico das vítimas e familiares.

Lançado em 15 de maio de 2008, o programa sensibiliza a população contra esse tipo de violência e sobre a importância de denunciar esses crimes. O programa tem o apoio de veículos de comunicação que exibem gratuitamente filmes nas emissoras de TV, spots nas rádios e anúncios em jornais e revistas. Também são parceiros na campanha entidades civis. Parceiros reiteraram este ano o compromisso de proteger as crianças firmado, há um ano, com a assinatura da Carta de Minas.

Por meio da campanha, filmes, anúncios, cartazes e panfletos estimulam a população mineira a denunciar casos de violência por meio do Disque Direitos Humanos (0800 31 1119). As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar. O sigilo é garantido ao denunciante que receberá um número de registro para acompanhar a investigação.

A campanha também tem foco nas rodovias federais e estaduais mineiras para sensibilizar motoristas contra os atos criminosos cometidos a crianças e jovens nesses locais. Foram afixadas placas de sinalização em pontos estratégicos das rodovias. Nesses locais são realizadas blitze com distribuição de planfletos, cartazes e adesivos para carros e caminhões, levando a uma sensibilização nacional.

Reforço

O Governo de Minas reforçou a campanha com investimento inicial de R$ 1,2 milhão. As ações incluem doação de 30 automóveis e de 250 computadores para 280 municípios. A campanha distribuirá 1 milhão de panfletos, 300 mil adesivos, 40 mil cartazes e veiculação de um novo filme publicitário nas emissoras de televisão e spots nas rádios. Até julho, serão capacitados 3.280 conselheiros em todos os municípios do Estado.

Durante a solenidade, Aécio Neves anunciou a criação da Escola de Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria entre o Governo Federal, para capacitar e treinar conselheiros tutelares de todo o Estado.

O governador anunciou também a criação o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a Violência contra a Criança e o Adolescente que irá planejar, implementar e monitorar ações de enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes em articulação com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e o Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedca).

Também foi assinado pelo governador termo de cooperação com o Ministério Público para criação do Protocolo de Investigação de Denúncias, instrumento que irá regulamentar e agilizar os procedimentos de apuração dos casos violência doméstica e abuso sexuais de crianças e adolescentes.

Os anúncios fazem parte das ações que marcam o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, dia 18 de maio.


"O abuso e a exploração sexual de crainças e adolescentes dá pena. Pena das crianças e adolescentes pela violência que sofrem. Pena de 1 a 12 anos para os adultos pelo crime cometem.

Você como cidadão consciente, não pode deixar impune quem comete a maior das covardias: a violência sexual contra menores de idade. Faça sua denúncia ligando para o Disque Direitos Humanos. Ou através do Ministério Público, do Conselho Tutelar da sua cidade ou das Polícias Civil e Militar.

Precisamos da sua ajuda para chegar aos criminosos. Ou você acha que quem não perdoa nem crianças merece o seu perdão?"


Ligue: 0800 31 1119 e faça sua denúncia



sábado, 9 de maio de 2009

Homenagem às Mães!!!


"Um belo dia, enquanto Deus apreciava uma criação nova, um anjo apareceu-lhe e disse:
- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.
O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!
Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
- E tem isso no modelo padrão?
O Senhor Deus assentiu:
- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.
Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...
O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
- É muito delicada Senhor!
Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
- Há um vazamento ali Senhor...
- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que criei. Apareceu assim..."




Parabéns à elas, que são capazes de grandes feitos e inúmeros milgares dentro de uma família, à elas que têm o dom de ser Muleres superpoderosas e ainda assim ter a duçura de um ser incrível, a doçura de uma Mãe!!!